IGAE apreende bebidas ilegais num valor aproximado de 1500 contos - Radio Atlântico Cabo Verde

Radio Atlântico Cabo Verde

O som que nos une!

loading...

IGAE apreende bebidas ilegais num valor aproximado de 1500 contos

Partilhar artigo
Uma operação da Inspeção Geral das Actividades Económicas (IGAE), conjuntamente com a Polícia Nacional, nalgumas cidades do país, resultou na apreensão de bebidas ilegais num valor aproximado de 1500 contos.

Uma nota de imprensa divulgada pela IGAE indica que esta operação foi desenhada para o grande comércio localizado nas cidades da Praia e do Mindelo, mas foi estendida a Santa Catarina, no âmbito das festividades do dia do município local, 13 de Maio.

De acordo com o documento, os produtos apreendidos são, na sua maioria, de produção ilegal, produzidos por quem não é detentor de licenciamento industrial, e não cumpre os requisitos legais de comercialização, nomeadamente, rotulagem e suas menções obrigatórias.

Em consequência dessas apreensões, adianta o comunicado, “tem vindo a decorrer na sede da IGAE e na sua Delegação Norte, acções de formação e informação sobre a produção e comercialização legal de bebidas compostas”, com vista à “legalização das atividades de produção e melhoria da qualidade dos produtos e salvaguarda da saúde do consumidor”.

A IGAE anunciou, na nota de imprensa, que acções idênticas serão implementadas no Verão e, em particular, nos festivais, “para fazer frente à forte prática de informalidade, à insegurança das bebidas alcoólicas e à produção de aguardentes de péssima qualidade”.

São aguardentes “produzidas a partir de ‘racalda e açúcar’, na sua maioria, que serve de matéria-prima para produção de ponches e licores” e a apreensão desses produtos contribuem “para fazer frente ao grave problema do alcoolismo existente em Cabo Verde”.

No mês passado a IGAE apreendeu cerca de quatro mil litros de aguardente de origem ilegal, no âmbito da fiscalização dos transportes de alimentos.

HF/CP

Inforpress/Fim

Sem comentários:

Enviar um comentário

INFORMAÇÃO

Algumas fotografias utilizadas neste site e alguns artigos são provenientes de outras fontes como Jornais, Revistas, Blogues, órgãos de comunicação social, bases fotográficas estrangeiras e motores de busca. Todos os artigos tem a fonte da foto e da noticia no final do mesmo. Se alguma entidade se sentir lesada ou não permitir a utilização de algum conteúdo utilizado neste sítio comunique-nos, por favor, e prontamente será retirado.