Música: Solange Cesarovna retoma digressão nacional para apresentação e promoção do álbum Mornas - Radio Atlântico Cabo Verde

Radio Atlântico Cabo Verde

O som que nos une!

loading...

Música: Solange Cesarovna retoma digressão nacional para apresentação e promoção do álbum Mornas

Partilhar artigo
A cantora e intérprete cabo-verdiana Solange Cesarovna, homenageada durante a CVMA’2018, retoma brevemente a digressão nacional para apresentação e promoção do seu álbum “Mornas”.

Editado em meados de 2017, este trabalho discográfico está a ser divulgado e visto como mais um impulso da candidatura da morna ao Património Cultural Imaterial da Humanidade.

Depois da primeira fase da digressão da promoção deste álbum, encerrada em Dezembro, com um “show” na emblemática praça de Nova Sintra, na ilha da Brava, em honra ao patrono Eugénio Tavares, poeta a quem Cesarovna presta um verdadeiro tributo ao interpretar as suas temáticas, consideradas verdadeira obra prima, da qual se destaca “força de Cretcheu”, a artista volta a propagar o álbum nos próximos dias.

Ao que apurou a Inforpress, “Mornas” vai ser apresentado publicamente na Cidade da Praia e nas ilhas do Fogo, Maio e da Boa Vista.

Os concertos seguirão a linha de actuação dos espectáculos já promovidos em São Vicente (Rua Lisboa), Sal, Santo Antão, Tarrafal (Santiago) e São Nicolau, tendo ainda na agenda uma digressão internacional e posteriormente passagens por outros recantos do arquipélago.

Referenciada pela critica como a nova “rainha da morna”, género tradicional da música clássica cabo-verdiana, da qual se afigura como a “expoente máxima” da nova geração, Solange Cesarovna capricha-se neste seu terceiro trabalho discográfico, com Força de Cretecheu a expor-se como autêntico hino à musica nacional.

Convicta de que a morna está dotada de todas exigências técnicas e cientificas para conquistar o estatuto que Cabo Verde procura junto da UNESCO (o dossier já foi entregue em Paris), a artista considera que a identidade cabo-verdiana vai ganhar muito com esta aposta, pelo que exorta uma união à volta da morna e desta candidatura, ou não seja o grande cartão de visita de Cabo Verde além-fronteira.

“Mornas”, de Eugénio Tavares na voz de Solange Cesarovna, surge igualmente na dinâmica de dois objectivos fundamentais para a preservação da identidade cabo-verdiana.

Primeiro, para proteger a obra de Eugénio Tavares, pela fidelidade dos versos das canções apresentadas no álbum e, segundo, apoiar,  de forma entusiástica, a ” iniciativa extraordinária” para o reconhecimento da Morna como Património Cultural e Imaterial da Humanidade”, consideram os estudiosos,  numa apreciação alusiva ao álbum.

A sua voz já extravasa o país, pois que tem sido apreciada pela imprensa estrangeira, de tal ponto que a critica italiana a proclama como a “dona de uma bela voz, embaixadora da paz, capaz de levar a cultura do seu país, com a sua forma enérgica e solar de estar no palco e no mundo, dada a voz sublime”, com que contagia o público.

“Ná, Ó Menino Ná”, “Morna de Despedida”, “Morna de Nha Santa Ana”, “Mal de Amor”, “Morna de Bejiça”, “Contam Nha Cretcheu”, “Mar Eterno” e Força de Cretcheu” são as oito faixas do álbum “Mornas”, com que esta artista e compositora embeleza este seu trabalho, “com o seu timbre doce e potente” com que eterniza este “notável compositor” do género musical que personifica a nação

Com produção executiva das edições Artiletra, “Mornas” foi gravado em Cervantes Studios, em Lisboa, e conta com músicos de eleição do panorama cabo-verdiano como os guitarristas Manel di Candinho e Adérito, o pianista Nando Andrade, o baixista Manuel Paris, o percussionista Kau Paris, o baterista Robert Leonardo e Nilton Cunha no cavaquinho.

“Mornas” é o terceiro álbum da artista, seguida de “Solange Cesarovna”, gravado em 2008 e “Speranza”, editado em 2011, na Itália, na sequência da sua actuação no Vaticano, Roma, que proporcionou a Solange fazer um dueto com o angolano Bonga na morna “Dos Atributo”, de Manuel de Novas, transfigurada na versão italiana em “Dona Madre e Esposa”.

SR/JMV

Inforpress/Fim

Sem comentários:

Enviar um comentário

INFORMAÇÃO

Algumas fotografias utilizadas neste site e alguns artigos são provenientes de outras fontes como Jornais, Revistas, Blogues, órgãos de comunicação social, bases fotográficas estrangeiras e motores de busca. Todos os artigos tem a fonte da foto e da noticia no final do mesmo. Se alguma entidade se sentir lesada ou não permitir a utilização de algum conteúdo utilizado neste sítio comunique-nos, por favor, e prontamente será retirado.