22 factos e curiosidades do futebol ao longo da história - Radio Atlântico Cabo Verde

Radio Atlântico Cabo Verde

O som que nos une!

loading...

22 factos e curiosidades do futebol ao longo da história

Partilhar artigo


Do Brasil à China, o futebol é o desporto mais amado e adorado pelos vários povos que habitem neste nosso mundo.  E para perceber de onde vêm essa paixão que muita gente tem por este desporto, temos que compreender alguns dos facto históricos mais importantes.



Confira nesta lista os 22 factos mais marcantes do futebol ao longo da história.


Origem
Este desporto é famoso por ter sido popularizado na Inglaterra, no entanto existem registos históricos que mostram que na China em 476 A.C já se jogava algo muito semelhante.

O maior nome

Nooit opgeven altijd doorgaan, Aangenaam door vermaak en nuttig door ontspsnning. Este é o maior nome de uma equipa de futebol e pertence ao Clube apenas referido como NAC Breda que provém de Holanda.

Mais golos num jogo
O jogo com mais golos na história ficou a 149-0. Tal aconteceu porque a equipa de State Olympique de de L'emyrne, um clube do Madagáscar, marcou os gols na sua própria baliza em protesto a uma decisão injusta do árbitro no jogo anterior.

Goleador

Arthur Friedenreich é o maior marcador de toda a história do futebol, tendo marcado em 26 de carreira a jogar pelo Brasil 1329 golos.

Golos em apenas um jogo
O máximo de golos marcados por apenas um jogador em um jogo foram 16. Este feito foi conseguido em 1942 pelos pés do Jogador francês Stephan Stannis que jogava pelo Racing club de Lens.

O golo mais rápido

Baseado no vídeo do próprio golo, um dos golos mais rápidos de sempre registados terá sido o de Ricardo Oliveira, jogador do Uruguai em dezembro de 1998.

Guarda-redes
Os guarda-redes não tinham de utilizar camisolas de cores diferentes da restante equipa até 1913.

Corrida
Em média, um jogador de futebol corre aproximadamente 9,65km por jogo.

O primeiro clube
O primeiro clube de oficial de futebol foi o Sheffield Football Club, uma equipa fundada em Inglaterra em 1857 por dois altos cargos do exército britânico.

Claque da Correia do Norte
Como os norte-coreanos não podem viajar, existem vários voluntários chineses que apoiam a seleção da Correia do Norte quando esta joga fora.

Gronelândia

A selecção da Gronelândia não faz parte dos membros da FIFA. isto porque o país não consegue fazer crescer relvados que possa ser regulamentados.

Mais bebés
Depois de Alemanha ter sido anfitrião da Copa do Mundo em 2006, a natalidade aumentou em 30% no país. Isto é atribuído à boa performance da equipa alemã durante a Copa.

Índia
A selecção nacional da índia recusou-se a participar na Copa do Mundo de Mundo de 1950 porque não os permitiam jogar descalços.

Na lua
Neil Armstrong queria levar uma bola de futebol para a Lua. Contudo, a NASA não permitiu porque achou o acto muito pouco americano.

O primeiro jogo na televisão
O primeiro jogo a ser transmitido em televisão aconteceu em 1937 e foi uma partida de treino do Arsenal no Highbury Stadium

Cartões vermelhos
foram mostrados 20 cartões vermelhos num jogo entre o Sportivo Ameliano e o General Caballero, dois clubes do Paraguai.

O país do futebol
O país do futebol -muitos podem apontar o Brasil como o país do futebol, no entanto o verdadeiro país do futebol é a Inglaterra que conta com 40 mil clubes em todo o seu território. sendo que p Brasil tem apenas tem 13 500.

O clube com mais adeptos
O clube com mais adeptos em todo o mundo é o Flamengo que em 2014 contava com 33 milhões de fãs.

O primeiro campeão do mundo
O primeiro campeonato do mundo de futebol aconteceu no Uruguai. o torneio contava com nove equipas da América e quatro da Europa. Vários países do continente Europeu não quiseram participar devido aos custos da viagem. O campeão dessa Copa foi o Uruguai.

Finais
Com exceção das finais de 1930 e 1950, existe sempre uma equipa europeia que chega às finais da Copa do Mundo.

Popularidade
O  futebol continua a ser o desporto mais popular do planeta e, também, o a mais visto em todo o mundo. Estima-se que mais de 1 milhão de fãs assistem a Copa do Mundo na televisão.

O mais caro
A transferência de Neymar do Barcelona para o Paris Saint- Germain faz dele o jogador mais caro da história do futebol, depois de ter sido paga a quantia de 222 milhões de euros.

E a história continua a ser escrita  com mais factos e curiosidades sobre o futebol um pouco por todo o mundo.

Sem comentários:

Enviar um comentário

INFORMAÇÃO

Algumas fotografias utilizadas neste site e alguns artigos são provenientes de outras fontes como Jornais, Revistas, Blogues, órgãos de comunicação social, bases fotográficas estrangeiras e motores de busca. Todos os artigos tem a fonte da foto e da noticia no final do mesmo. Se alguma entidade se sentir lesada ou não permitir a utilização de algum conteúdo utilizado neste sítio comunique-nos, por favor, e prontamente será retirado.