Morreu João da Luz, líder associativo cabo-verdiano - Radio Atlântico Cabo Verde

Radio Atlântico Cabo Verde

O som que nos une!

loading...

Morreu João da Luz, líder associativo cabo-verdiano

Partilhar artigo
João da Luz, dirigente associativo e dinamizador do programa Morabeza da Rádio Latina, faleceu esta segunda-feira aos 62 anos, no Luxemburgo.

A notícia foi confirmada ao Contacto por fonte próxima da família, faltando ainda saber quando e onde será o funeral.

O carismático líder comunitário afastou-se no último ano da vida associativa e dos microfones do programa Morabeza por razões de saúde.

João da Luz, conhecido na comunidade como Djony, trocou a ilha cabo-verdiana do Sal pelo Luxemburgo em 1974, com 18 anos. Filho de José da Luz (fundador da primeira associação cabo-verdiana no país), esteve ligado desde cedo ao mundo associativo. 

Foi membro fundador de diversas associações e formalmente presidente da Federação das Associações Cabo-verdianas no Luxemburgo até março deste ano, quando foi substituído pelo seu vice-presidente Pedro Santos.

Em 1978, participou no primeiro encontro da Diáspora Cabo-verdiana, em Mindelo, e em 1986 organizou a primeira visita a Cabo Verde de um grupo de dirigentes associativos luxemburgueses, que esteve na origem da cooperação Luxemburgo-Cabo Verde. 

Djony foi desde há largos anos o principal dinamizador do programa Morabeza, da Rádio Latina, tendo sido também correspondente do jornal Contacto e do programa Nação Global, da Rádio Nacional de Cabo Verde.

Na vida política, além de destacado ativista, foi representante do Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV) no Luxemburgo, tendo sido sucedido no cargo por Antão Freitas, em 2011.

João da Luz foi homenageado ainda em vida pela comunidade, pelo primeiro-ministro de Cabo Verde, Ulisses Correia e Silva, e pelo ministro dos Negócios Estrangeiros e da Comunidade, Luís Filipe Tavares, em 2016, no Dia Nacional da Cultura e das Comunidades, na cidade do Luxemburgo.

Sem comentários:

Enviar um comentário

INFORMAÇÃO

Algumas fotografias utilizadas neste site e alguns artigos são provenientes de outras fontes como Jornais, Revistas, Blogues, órgãos de comunicação social, bases fotográficas estrangeiras e motores de busca. Todos os artigos tem a fonte da foto e da noticia no final do mesmo. Se alguma entidade se sentir lesada ou não permitir a utilização de algum conteúdo utilizado neste sítio comunique-nos, por favor, e prontamente será retirado.