Sistema de endereçamento de residências avança na cidade da Ribeira Brava - Radio Atlântico Cabo Verde

Radio Atlântico Cabo Verde

O som que nos une!

loading...

Sistema de endereçamento de residências avança na cidade da Ribeira Brava

Partilhar artigo



Numa tentativa de convergência entre o digital e o físico, a aplicação “Nha Porta” é uma plataforma web que, através da técnica de geolocalização, desenvolveu um sistema de endereçamento de residências, que permite atribuir um código de município em que está inserido e, consequentemente um número de identificação às residências em Cabo Verde. O processo de caracterização e identificação dos edifícios já começou na ilha de São Nicolau e já conta com cerca de 150 moradias identificadas.


Numa fase em que já dá os primeiros passos, a aplicação “Nha Porta”foi desenvolvida para dar resposta a dois importantes fatores presentes na sociedade cabo-verdiana: a fraca capacidade de resposta em situações de urgência a domicílios e ao crescente mercado do e-commerce vinculado ao serviço de entrega no endereço do cliente. O projeto consiste em atribuir uma identificação a um maior número possível de residências a nível nacional, nos centros urbanos e zonas rurais, na tentativa de colmatar estas dificuldades neste sector.


Este processo desenvolve-se através do sistema de geolocalização para uma maior precisão na latitude e altitude, que permite encontrar, com facilidade e maior rapidez, lugares devidamente endereçados no mapa digital.


Na primeira fase de implementação deste projeto consta a realização do processo de identificação e caracterização das residências numa escala nacional. Este procedimento já se iniciou na cidade da Ribeira Brava, na ilha de São Nicolau e já conta com cerca de 150 residências identificadas, mais precisamente nas localidades de Chanzinha e Lombona.


Para o cadastro na cidade da Ribeira Brava, o projeto conta com o patrocínio da Câmara Municipal da Ribeira Brava. Após esse processo de identificação das residências e de atribuição dos códigos e números às portas das moradias, tornar-se-á mais fácil a localização de lugares e moradas com endereço físico.


Os utilizadores podem aceder à plataforma “Nha Porta” através do site do projeto nhaporta.com. O interface da plataforma foi desenvolvido de forma a ser permitir aos utilizadores terem um acesso mais prático e sem complicações. Estando na plataforma, o utilizador insere o concelho e o código da residência e, automaticamente, é-lhe disponibilizado o endereço físico de que está à procura.


Este projeto pretende dar uma resposta aos desafios que, a nível de localização referenciada e atribuição de endereços às residências,tem vindo a surgir em Cabo Verde.

E porque hoje em dia tudo está ao alcance do nosso smartphone, brevemente a aplicação “Nha Porta” estará disponível para o formato android e IOS.

Sem comentários:

Enviar um comentário

INFORMAÇÃO

Algumas fotografias utilizadas neste site e alguns artigos são provenientes de outras fontes como Jornais, Revistas, Blogues, órgãos de comunicação social, bases fotográficas estrangeiras e motores de busca. Todos os artigos tem a fonte da foto e da noticia no final do mesmo. Se alguma entidade se sentir lesada ou não permitir a utilização de algum conteúdo utilizado neste sítio comunique-nos, por favor, e prontamente será retirado.