Africa Endeavor analisa em Cabo Verde operações de combate e manutenção de paz - Radio Atlântico Cabo Verde

Radio Atlântico Cabo Verde

O som que nos une!

loading...

Africa Endeavor analisa em Cabo Verde operações de combate e manutenção de paz

Partilhar artigo
A segurança cibernética e ciberdefesa, ações contra organizações extremistas violentas, operações marítimas de combate ao tráfico ilícito e de manutenção da paz foram temas abordados durante o 13º Simpósio "Africa Endeavor", que terminou sexta-feira no Sal, em Cabo Verde.

Ao longo de cinco dias, os participantes deste evento, organizado pelo Ministério da Defesa de Cabo Verde e o Comando dos Estados Unidos para África (US AFRICOM), trabalharam no sentido de "ajudar no desenvolvimento de práticas de comunicação multinacional para a manutenção da paz, resposta a catástrofes e missões contra o terrorismo, aumentar as capacidades de comando, controlo e comunicação das nações africanas".

Objetivos a atingir mediante o encorajamento de "táticas, treino e procedimentos interoperáveis" e a criação de "documentos normativos que suportem o apoio nesta matéria às forças da União Africana e às Forças de Alerta Africanas envolvidas nas referidas missões", lê-se num comunicado divulgado pelo governo cabo-verdiano.

O ministro da Defesa de Cabo Verde, Luís Filipe Tavares, que presidiu à cerimónia de encerramento do evento, sublinhou no seu discurso a oportunidade que os participantes tiveram de debaterem "temas de candente atualidade e pertinência" e de "primordial importância para a promoção da paz e do desenvolvimento em África, tal é o relevo que a interoperabilidade nas comunicações e a segurança cibernética conhecem nos dias de hoje, particularmente quando enquadrados no âmbito das Forças da União Africana e de Alerta Africana".

Durante as sessões de trabalhos foram abordadas questões como a segurança cibernética e ciberdefesa, operações contra organizações extremistas violentas, operações marítimas de combate ao tráfico ilícito e operações de manutenção da paz.

Trata-se de temas que estão relacionados com as comunicações, especialmente o comando de controlo, computadores e sistemas de informações, conhecido por C4I (sigla da expressão inglesa Command, Control, Communications, Computers and Intelligence)", prossegue o comunicado do governo de Cabo Verde.

O 13º Simpósio "Africa Endeavor" contou com a participação de cerca de 160 pessoas, entre militares e especialistas em segurança cibernética, provenientes de mais de 40 países africanos e europeus, e dos Estados Unidos, assim como várias organizações.

A cerimónia de encerramento deste evento contou com a presença do ministro da Defesa e Administração Interna de São Tomé e Príncipe, Arlindo Ramos.

Sem comentários:

Enviar um comentário

INFORMAÇÃO

Algumas fotografias utilizadas neste site e alguns artigos são provenientes de outras fontes como Jornais, Revistas, Blogues, órgãos de comunicação social, bases fotográficas estrangeiras e motores de busca. Todos os artigos tem a fonte da foto e da noticia no final do mesmo. Se alguma entidade se sentir lesada ou não permitir a utilização de algum conteúdo utilizado neste sítio comunique-nos, por favor, e prontamente será retirado.