FC Porto pede adiamento de jogo após morte de Jorge Costa
Escrito por Redacção em 5 de Agosto de 2025
O FC Porto solicitou à Liga Portugal o adiamento do jogo frente ao Vitória de Guimarães, marcado para este sábado, na jornada inaugural da I Liga 2024/2025. A decisão surge na sequência do falecimento de Jorge Costa, ex-jogador e diretor do clube, que morreu esta terça-feira aos 53 anos, vítima de uma paragem cardiorrespiratória.
A partida estava agendada para as 18h30 ( hora de Cabo Verde) no Estádio do Dragão e assinalaria a estreia oficial do treinador Francesco Farioli no comando técnico dos ‘dragões’. Segundo fontes próximas do processo, o clube azul e branco pretende remarcar o jogo para uma nova data, por respeito à memória de uma das suas maiores figuras.
Última homenagem a uma lenda portista
As cerimónias fúnebres de Jorge Costa iniciam-se na quarta-feira, com uma homenagem no Estádio do Dragão entre as 15h00 e as 22h00. A missa de corpo presente decorrerá na quinta-feira, na Igreja de São João Baptista da Foz do Douro, seguida de romagem ao Cemitério de Agramonte, no Porto.
Jorge Costa: capitão, campeão e símbolo do FC Porto
Jorge Costa fez história com a camisola do FC Porto, clube que representou em 383 jogos oficiais entre 1992 e 2005. Capitão durante várias épocas, foi peça-chave nas maiores conquistas da história recente do clube:
- 🏆 1 Liga dos Campeões
- 🏆 1 Taça UEFA
- 🌍 1 Taça Intercontinental
- 🇵🇹 8 Campeonatos Nacionais
- 🏆 5 Taças de Portugal
- 🏆 5 Supertaças
Pela seleção nacional, somou 50 internacionalizações e marcou 2 golos, participando no Euro 2000 e no Mundial 2002, depois de ter sido campeão do mundo de sub-20 em 1991, em Lisboa.
Jorge Costa era, até à data da sua morte, diretor para o futebol profissional do FC Porto, mantendo-se próximo do clube que sempre representou com paixão e entrega.




