Qualificação Mundial 2026: Portugal anuncia convocados e promete honrar memória de Diogo Jota
Escrito por Redacção em 29 de Agosto de 2025
A Seleção Nacional de Portugal inicia em setembro a caminhada rumo ao Mundial 2026, numa fase de apuramento inédita por ser a mais curta de sempre, com apenas seis jogos a disputar nos próximos três meses. O selecionador Roberto Martínez apresentou esta sexta-feira a lista de convocados, marcada pela emoção após a morte trágica de Diogo Jota, uma das grandes referências da equipa das quinas.
Roberto Martínez: “Ganharemos pelo Diogo”
Na conferência de imprensa, o técnico espanhol destacou que esta convocatória tem também um valor simbólico: honrar a memória de Diogo Jota. A camisola número 21, eternamente ligada ao avançado, será agora usada por Rúben Neves, seu melhor amigo e colega de seleção.
“O exemplo do Diogo Jota é uma luz para nós. Ele vai estar connosco em cada jogo e será mais uma força para alcançarmos os nossos objetivos. Jogaremos por ele, pelo seu irmão André e por todos os portugueses”, disse Martínez, emocionado.
Os convocados de Portugal para a qualificação do Mundial 2026
Guarda-redes
Diogo Costa (FC Porto)
José Sá (Wolverhampton)
Rui Silva (Real Betis)
Defesas
Diogo Dalot (Manchester United)
João Cancelo (Barcelona)
Nuno Mendes (PSG)
Gonçalo Inácio (Sporting)
Rúben Dias (Manchester City)
António Silva (Benfica)
Renato Veiga (Basel)
Médios
João Palhinha (Fulham)
Rúben Neves (Al-Hilal)
João Neves (Benfica)
Vitinha (PSG)
Bruno Fernandes (Manchester United)
Pedro Gonçalves (Sporting)
Bernardo Silva (Manchester City)
Avançados
João Félix (Barcelona)
Francisco Trincão (Sporting)
Pedro Neto (Wolverhampton)
Gonçalo Ramos (PSG)
Francisco Conceição (FC Porto)
Cristiano Ronaldo (Al-Nassr)
Arranque fora de casa no Grupo F
Portugal é o grande favorito no Grupo F, que conta com Arménia, Hungria e Irlanda. A estreia está marcada para o dia 06 de setembro em Erevan, frente à Arménia, e três dias depois segue-se a Hungria, em Budapeste — teoricamente o adversário mais difícil do grupo. A Irlanda será o último obstáculo.
O vencedor do grupo garante acesso direto ao Mundial 2026, que se realiza nos Estados Unidos, Canadá e México e terá pela primeira vez 48 seleções.
Portugal aposta em talento e experiência
Com um plantel que mistura juventude (João Neves, António Silva, Gonçalo Inácio) e veteranos (Cristiano Ronaldo, Bernardo Silva, Bruno Fernandes), a Seleção Nacional parte determinada a assegurar mais uma presença em Campeonatos do Mundo, mantendo viva a memória de Diogo Jota como inspiração dentro e fora de campo.



