São Nicolau: Câmara do Tarrafal promete intervenções imediatas e apoio à população após chuvas
Escrito por Redacção em 8 de Dezembro de 2025
O presidente da Câmara Municipal do Tarrafal de São Nicolau garantiu que hoje será realizada uma intervenção para repor a circulação na estrada Ribeira Prata-Fragata, intransitável desde as fortes chuvas do dia 05 de Dezembro.
Em declarações à Inforpress, Neivo Araújo confirmou que a estrada que liga Ribeira Prata à Fragata encontra-se após as enxurradas, contudo, assegurou que as medidas urgentes já estão a ser tomadas.
“Nós vamos fazer a intervenção para dar acesso não só a parte de cima de Ribeira Prata, mas também à Fragata. Já entramos em contacto com a empresa que construiu a estrada e outras empresas e com a população, porque a esta também está junta, e hoje vamos trabalhar para repor a normalidade”, afirmou o autarca.
A mesma fonte sublinhou que apesar de a chuva em dezembro ser atípica, a câmara e o Governo estão a trabalhar em conjunto para garantir que a população tenha todo o apoio necessário, tal como aconteceu durante a recente tempestade Erin.
Segundo o edil, a câmara está a mobilizar-se para garantir a atenção e o apoio necessários para a recuperação da economia local e das famílias afetadas, realçando que o foco é ajudar as pessoas a reconstruir propriedades as agrícolas, após as perdas.
Neivo Araújo disse ainda que um ponto de estrangulamento para o município é a falta de equipamento próprio para desassoreamento de diques e ribeiras, o que agrava o impacto das enxurradas.
O autarca anunciou neste sentido que o Governo está a ajudar a autarquia na aquisição de uma escavadeira hidráulica (giratória) no valor de 20 mil contos, entre Dezembro e Janeiro, o que vai “reduzir a dependência” do sector privado para as intervenções
O surgimento de chuvas fortes em Dezembro, que a população refere nunca ter ocorrido, segundo o presidente da câmara está associado às mudanças climáticas pelo que, afirmou, traz uma grande preocupação, em especial no que toca à habitação.
Neivo Araújo manifestou a sua angústia com as famílias que estão “a passar mal dentro de casa”, destacando, que esta é uma “grande preocupação” da autarquia, por isso a habitação será uma das prioridades do seu mandato.
As fortes chuvas registradas na ilha de São Nicolau no dia 05 de dezembro deixaram isoladas as localidades de Fragata, no município do Tarrafal, Carriçal, Covoada e Pico Agudo no município da Ribeira Brava.
Fonte: Inforpress


