Carnaval/São Nicolau: Estrela Azul e Copacabana fazem balanço positivo do primeiro dia de desfile mas reconhecem dificuldades
Escrito por Redacção em 15 de Fevereiro de 2026
Os grupos carnavalescos Estrela Azul e Copacabana fizeram hoje um balanço positivo do primeiro dia de desfile do Carnaval de São Nicolau 2026, apesar de reconhecerem dificuldades organizativas e atrasos na saída para a rua.
Em declarações à Inforpress, o presidente do grupo Estrela Azul, Alíbio Brito, classificou a sensação de colocar mais um carnaval nas ruas como “agradável”, embora marcada pelo cansaço, sublinhando que a preparação do grupo envolveu mais de um ano de trabalho.
“Foi difícil, com muitas dificuldades, sobretudo em termos de recursos humanos e organização dos ateliês, mas é uma sensação incrível ver todo o cansaço transformado num desfile de qualidade”, afirmou.
O responsável admitiu que o grupo saiu um pouco mais tarde do que o previsto, justificando o atraso com constrangimentos na finalização das estruturas, escassez de mão-de-obra e ajustes de última hora, incluindo provas de roupas por parte de emigrantes que chegaram próximo da data do desfile.
Com o tema “Medos e superstições – da noite antiga ao futuro digital”, o grupo levou à rua uma reflexão que cruzou crenças tradicionais, como figuras do imaginário popular são-nicolauense, com receios contemporâneos ligados à tecnologia, inteligência artificial, guerras, epidemias e mudanças climáticas.
Segundo Alíbio Brito, o grupo contou com cerca de 250 figurantes, número que, incluindo batucada e equipa de apoio, rondou os 300 participantes, para os próximos dias, manifestou confiança num aumento de participantes e na correcção de falhas registadas, nomeadamente, ao nível dos horários.
Também em declarações à Inforpress, o presidente do grupo carnavalesco Copacabana, Emanuel Cabral, considerou que o primeiro desfile decorreu de forma positiva, destacando a alegria, a vibração e a riqueza de cores apresentadas no desfile do grupo.
“Foi um bom desfile, alegre, com muita fantasia e animação extraordinária. Há sempre espaço para melhorar, sobretudo no primeiro dia, mas o ‘feedback’ que temos recebido é extremamente positivo”, disse.
O grupo Copacabana, que manteve a tradição de só divulgar o seu enredo no dia do desfile, apresentou o tema “Raízes do tempo: entre segredos e lendas das tribos”, com o objectivo de promover o relativismo cultural e o respeito pela diversidade.
Segundo o responsável do grupo, o Carnaval deve trazer uma mensagem “educativa e reflexiva”, destacando que é “importante valorizar a nossa cultura, mas também compreender e respeitar a cultura do outro”.
Copacabana colocou na rua cerca de 280 figurantes, num contexto que o dirigente classificou como “complexo”, reconhecendo que persistem desafios estruturais, como atrasos na saída, embora tenha havido melhorias em relação aos anos anteriores.
Para os próximos desfiles, de hoje a noite e na terça-feira, 17, ambos os responsáveis garantem empenho na correcção das falhas identificadas e na apresentação de espectáculos ainda mais organizados e participativos, mantendo a aposta na qualidade artística e na forte mobilização comunitária que caracteriza o Carnaval de São Nicolau.
Fonte: Inforpress


