FC Porto presta homenagem ao eterno capitão Jorge Costa
Escrito por Redacção em 5 de Agosto de 2025
O FC Porto manifestou profundo pesar pelo falecimento de Jorge Costa, ícone do clube e atual diretor do futebol profissional, vítima de uma paragem cardiorrespiratória aos 53 anos. Conhecido como o “Capitão”, Jorge Costa é recordado pelo clube como símbolo da entrega, liderança e paixão que definem o espírito portista.
Jorge Costa personificou os valores do FC Porto dentro e fora de campo, tornando-se um símbolo maior do Portismo e marcando gerações de adeptos”, destaca a nota publicada no site oficial dos ‘dragões’.
Natural do FC Porto, Jorge Costa envergou a camisola azul e branca em 383 jogos oficiais, entre 1992 e 2005, e liderou a equipa como capitão durante várias temporadas. O seu palmarés é impressionante: uma Liga dos Campeões, uma Taça UEFA, uma Taça Intercontinental, oito campeonatos nacionais, cinco Taças de Portugal e cinco Supertaças.
Além da carreira de sucesso no clube, somou 50 internacionalizações pela seleção portuguesa principal e integrou a equipa que conquistou o Campeonato do Mundo de Sub-20, em 1991, em Lisboa.
Em comunicado, o FC Porto expressa condolências à família, amigos e todos os que partilharam momentos com Jorge Costa, sublinhando que “o legado do Capitão permanecerá sempre vivo na memória dos Portistas”. O clube apelou também a que seja respeitado este momento de dor com recato.
Última homenagem no Estádio do Dragão
A pedido da família, as cerimónias públicas de despedida vão decorrer na quarta-feira, a partir das 15h00, no Estádio do Dragão, onde os adeptos poderão prestar as suas últimas homenagens. As portas estarão abertas até às 22h00. A missa de corpo presente está marcada para quinta-feira, na Igreja de São João Baptista da Foz do Douro, seguindo-se o funeral no Cemitério de Agramonte.
O futebol português perde uma das suas figuras mais marcantes. Para o universo azul e branco, Jorge Costa continuará a ser, para sempre, o eterno capitão.





