Fogo: Videoclipe “Tributo pá Humberto Nhana” de Lela Lopes com boa recepção nas plataformas digitais – autor
Escrito por Redacção em 12 de Janeiro de 2026
O videoclipe “Tributo pá Humberto Nhana”, do músico Domingos Pedro Lopes, conhecido artisticamente como Lela Lopes, lançado na noite sábado, 10, nas plataformas digitais YouTube e Facebook, está a ser “muito bem-recebido” pelo público.
Em declarações à Inforpress, Lela Lopes disse que as reações positivas e as inúmeras mensagens registadas nas redes sociais confirmam a boa aceitação da obra.
O tema integra o CD “Djarfogo”, um projecto composto por nove faixas, das quais quatro já foram gravadas e lançadas.
O trabalho conta com letra, música e voz de Lela Lopes, e tem patrocínio, produção e arranjos do músico Joe Pires, além da participação de Antero Alves (viola baixo) e Justiniano Martins, conhecido como Marcelo.
O videoclipe presta homenagem a António Gomes, mais conhecido por Humberto Nhana, músico amplamente respeitado pela “forma séria, dedicada e abnegada” com que vivia a música, segundo Lela Lopes, que acrescentou que o mesmo dominava vários instrumentos, entre eles flauta, melódica, harmónica, viola, cavaquinho e violão.
Natural de Sumbango, Humberto Nhana viveu durante muitos anos em Queimada-Guincho, tendo mais tarde emigrado para os Estados Unidos da América, onde viria a falecer em Março de 2023.
Apesar do seu vasto talento, não deixou obras gravadas, o que torna este tributo ainda mais significativo.
Segundo Lela Lopes, o homenageado partilhou momentos musicais com vários artistas, entre eles Júlio Correia, Casimiro de Beto, Artur Barbosa, Mané Sacudida e Manecas Gomes, num percurso marcado pela amizade e pela paixão pela música e o videoclipe surge como um gesto de reconhecimento e preservação da memória de Humberto Nhana.
Em Agosto de 2023, Lela Lopes tinha lançado nas plataformas digitais um outro videoclipe intitulado “Tributo à morna e a nhô Eugénio” que igualmente fará parte do seu CD “Djarfogo”.
Em Dezembro de 2024 lançou igualmente nas plataformas digitais o single “Talaia baxu é dentu tchon di Talaia”, género musical tradicional da ilha do Fogo.
Fonte: Inforpress


