São Nicolau: Ministro garante situação estável em Ribeira Brava após fortes chuvas
Escrito por Redacção em 15 de Agosto de 2025
Ribeira Brava, 15 ago 2025 – O ministro das Infraestruturas, Ordenamento do Território e Habitação, Victor Coutinho, afirmou hoje que a situação no município da Ribeira Brava é “estável”, apesar de algumas preocupações pontuais, na sequência das chuvas intensas que caíram na madrugada de segunda-feira.
Após visitar praticamente todo o município, incluindo a localidade mais isolada – Carriçal –, o governante assegurou que todos os acessos estão transitáveis. No entanto, alertou que alguns trechos exigem condução cautelosa.
“Conseguimos chegar ao Carriçal, que é uma das zonas tradicionalmente consideradas de risco. Há condições de acessibilidade, mas é preciso conduzir com atenção”, explicou Victor Coutinho.
Estradas e acessos
De acordo com o ministro, todas as localidades da Ribeira Brava estão atualmente com circulação garantida. A estrada que liga os dois municípios da ilha receberá atenção especial, com trabalhos de remoção de escombros e pedras para melhorar a segurança dos condutores.
Habitações afetadas
Durante a visita, foram identificadas situações de fragilidade em localidades como Preguiça, Carriçal e Estância de Brás, onde há casas antigas que precisam de reabilitação. Algumas habitações chegaram a ruir devido à força da água.
O Governo, em parceria com a Câmara Municipal, planeia implementar um programa de melhoria das condições habitacionais para oferecer mais segurança e conforto à população.
Situação de calamidade
Recorde-se que o Governo decretou situação de calamidade por seis meses nos municípios de São Vicente, Porto Novo, Ribeira Brava e Tarrafal de São Nicolau, na sequência das fortes chuvas e inundações que afetaram estas regiões no início da semana.
Fonte: Inforpress


