São Vicente: Número de desalojados após chuvas sobe para 275

Escrito por em 18 de Agosto de 2025

O número de pessoas realojadas em acomodações provisórias, devido às fortes chuvas que atingiram São Vicente na última semana, aumentou para 275, segundo informações avançadas pelo Ministério da Administração Interna.

As operações de resposta continuam a ser conduzidas por quatro equipas mistas do Serviço Nacional de Proteção Civil e Bombeiros, com foco nas zonas de Portelinha, Covoada de Bruxa e Pedra Rolada, em articulação com outras localidades afetadas.

Paralelamente, as equipas de sensibilização e avaliação de riscos permanecem no terreno para identificar famílias que perderam as suas casas e avaliar residências localizadas em áreas com risco iminente de colapso ou deslizamento.

No sábado, cerca de 60 pessoas foram retiradas das localidades de Vila Nova (36) e Alto Bomba (26), devido ao perigo de deslizamento de terra. A medida visa garantir a segurança da população face à possibilidade de novas chuvas e enxurradas.

As cheias da passada segunda-feira provocaram inundações em vários bairros, destruição de estradas, falhas no abastecimento de energia e deixaram uma pessoa desaparecida.

O Governo de Cabo Verde declarou situação de calamidade por seis meses em São Vicente, Porto Novo (Santo Antão) e nos dois concelhos de São Nicolau. Foi também anunciado um plano estratégico de resposta, que inclui:

  • Apoios de emergência às famílias afetadas;
  • Linhas de crédito com juros bonificados para atividades económicas;
  • Verbas a fundo perdido para recuperação das comunidades.

Os recursos para estas medidas serão disponibilizados através do Fundo Nacional de Emergência, criado em 2019 para responder a situações de catástrofes naturais e choques económicos externos.


Opnião dos Leitores

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *


four + twenty =


Faixa Atual

Título

Artista