Faixa Atual

Título

Artista

Portugal: Cabo-verdiano Lizandro Cuxi vence prémio de Melhor Artista da África Lusófona no Trace Awards

Escrito por em 23 de Outubro, 2023

O artista cabo-verdiana Lizandro Cuxi venceu o prémio de Melhor Artista da África Lusófona no Trace Awards 2023, numa cerimónia que aconteceu na noite deste sábado, 21, em Kigali, Ruanda, e teve três cabo-verdianos nomeados em diferentes categorias.

Na categoria de Melhor Artista da África Lusófona, o artista cabo-verdiano residente na Europa estava nomeado numa lista com o Plutónio (Moçambique), a irmã Soraia Ramos, nomeada em três categorias, Gerilson Insrael (Angola) e Pérola (Angola).

De acordo com a lista dos nomeados e vencedores, nesta primeira edição, o Rema, com os prémios da Canção do Ano “Calm Down” e Melhor Artista Africano Global, e Davido (Nigéria) que também ganhou dois prémios, Melhor Artista Masculino e Melhor Colaboração com “Unavailable”, foram os principais vencedores.

A cabo-verdiana Soraia Ramos também estava nomeado para o prémio Canção do Ano com “BKBN”, juntamente com “People” de Libianca (Camarões), “Suavemente” de Soolking (França), “Encre” de Emma’a (Gabão), “Sugarcane” de Camidoh (Gana), “Last Last” de Burna Boy (Nigéria), “Rush” de Ayra Starr (Nigéria), “Peru” de Fireboy DML (Nigéria) com Ed Sheeran (Reino Unido), “Sete” de K.O (África do Sul), “Cough” de Kizz Daniel (Nigéria), “MORTEL 06” de Innoss’B (RDC) e o vencedor “Calm Down” de Rema (Nigéria).

Soraia Ramos, residente em Portugal, também estava nomeada para Melhor Artista Feminino, ao lado de Ayra Starr (Nigéria), Josey (Costa do Marfim), Nadia Mukami (Quénia), Tiwa Savage (Nigéria) e a vencedora Viviane Chidid (Senegal).

De Cabo Verde, ainda estava nomeado para o Melhor DJ, Danni Gato, que concorreu com DJ BDK (Costa do Marfim), DJ Illans (França), DJ Spinall (Nigéria), Tio Waffles (Suazilândia) e com o vencedor Michael Brun (Haiti).

Nesta primeira edição do Trace Awards 2023, tiveram 22 categorias e mais de 150 artistas indicados na cerimónia de premiação, o nigeriano Burna Boy ganhou Álbum do Ano com “Love Damini”.

O Trace Awards é uma nova premiação criada pela Trace, uma plataforma global de televisão e multimídia, com o objectivo de reconhecer músicos africanos e de influência afro da África e das diásporas africanas.

Fonte:Inforpress


Opnião dos Leitores

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *



Faixa Atual

Título

Artista