Djam Neguin apresenta espectáculo “Na-Ná” no festival “Todos” em Lisboa
Escrito por Redacçao em 5 de Setembro, 2023
O bailarino e coreógrafo Djam Neguin apresentou no fim-de-semana, no festival “Todos” em Lisboa, o espectáculo “Na-Ná”, que tem como inspiração temática o género musical Funaná.
Segundo uma nota de imprensa, da Soulart, Djam Neguin é um dos mais conceituados artistas da nova safra de criadores contemporâneos de Cabo-Verde e tem apresentado uma trajectória singular e várias práticas artísticas que conquistam o interesse do público no primeiro contacto.
O espectáculo tem como inspiração o funaná que é uma prática de música e de dança que surge na ilha de Santiago, num contexto pós-escravocrata do final do século XIX com várias versões sobre a origem do nome.
“Numa delas conta-se qaue havia um casal de tocadores: o Funa, que tocava a gaita, e a sua companheira, Na-Ná, facto é que não há registos de Na-Ná, já que a história do funaná está cristalizada numa iconoclastia de masculinidade e ruralidade santiaguense”, lê-se na nota.
O projecto surgiu no Programa DDD Guest de Residência Artística 2022, a convite do Festival Internacional Dia da Dança, organizado pelo Departamento de Artes Performativas da Ágora- Cultura e Desporto E.M. da Câmara Municipal do Porto, co-organizado pela Câmara Municipal de Matosinhos e de Gaia.
Foi um dos vencedores da bolsa de apoio à mobilidade de artistas do Procultura, acção promovida e financiada pela União Europeia e co-financiada pelo Camões Instituto de Cooperação e da Língua e pela Fundação Calouste Gulbenkian.
Foi também agraciado com o apoio de edital às artes do Ministério da Cultura de Cabo-Verde em 2022.
Fonte: JA Online