Faixa Atual

Título

Artista

São Nicolau: Vila da Praia Branca acolhe no sábado décima edição do Sodad, Festival d’Morna

Escrito por em 11 de Abril, 2024

A décima edição do Sodad, Festival d’Morna, este sábado,13, na Vila da Praia Branca, município do Tarrafal, homenageia este ano a título póstumo o instrumentista Matias Santos Vieira, pai dos artistas Paulino Vieira e Toi Vieira.

Em conferência de imprensa, hoje, o presidente da Câmara Municipal do Tarrafal, de São Nicolau, José Freitas, avançou que o festival deste ano conta com a actuação de 33 artistas das ilhas de São Vicente, Sal, Santiago, Boa Vista, Portugal e São Nicolau.

“O festival tem como propósito promover a nossa cultura, a ilha e a música “Sodade”, por entender que a cultura é um dos pilares fundamentais do desenvolvimento e crescimento local (…) Sendo esta a décima edição esperamos realizar o melhor festival de sempre”, afirmou.

Um dos destaques deste ano é a participação da artista Nancy Vieira, que vem de Portugal, sendo que da ilha do Sal participam sete artistas, das ilhas de Santiago, Boa Vista e São Vicente chegam dois artistas cada, sendo os restantes da ilha de São Nicolau.

Estes terão como banda suporte Deiri Lopes, Carlos Cabral, Osvaldo Cabral, Flávio Brito, Tony Gomes e Katuk.

A anteceder a noite do festival, a câmara promove na quinta-feira, 11, a recepção dos artistas, seguida de uma serenata pelas ruas da cidade do Tarrafal.

Na sexta-feira, 12, será introduzido uma nova pedra no passeio artístico na vila de Praia Branca, em frente da Casa da Morna, com o nome Morgadinho.

Nesse dia, ainda será realizada a habitual conferência sobre a morna, que este ano vai debruçar sobre os temas “Cultura como fator de desenvolvimento social” e “Música como património cultural” com a participação da diretora do Património Imaterial do IPC, Carla Indira Semedo.

O programa da décima edição do Sodad, Festival d’Morna encerra no dia 17, no largo de Cimentinho, cidade do Tarrafal, com o concerto “Fado e Morna”, da fadista portuguesa Cuca Roseta.

O evento está orçado em dois milhões de escudos, conta com o patrocínio do Ministério da Cultura e das Indústrias Criativas e do Ministério do Turismo e Transportes.

O Sodad, Festival d’Mornas tem como objetivo valorizar este género musical e é realizado anualmente na localidade da Praia Branca, no Município do Tarrafal.

 


Opnião dos Leitores

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *



Faixa Atual

Título

Artista