Faixa Atual

Título

Artista

São Nicolau: Agricultores de Algodoeiro dizem-se afectados com distribuição irregular de água

Escrito por em 11 de Janeiro, 2024

Os agricultores da zona de Algodoeiro, no município do Tarrafal de São Nicolau, reivindicam uma maior disponibilidade de água para rega, já que a actual distribuição “não satisfaz”.

Em declarações hoje à imprensa, José Almeida, um dos agricultores deste perímetro agrícola, avançou que os problemas de distribuição de água têm comprometido a produção agrícola dos mesmos.

Segundo ele, os agricultores têm passado “semanas sem água para rega” , o que tem refletido nas plantações, que conforme afirmou estão praticamente a secar.

Carlos Gomes, outro agricultor deste perímetro agrícola, realça que a disponibilidade de água tem vindo a reduzir-se paulatinamente, uma vez que, segundo disse, antes tinham cerca de 6 horas de água por dia e actualmente só dispõem de duas horas de água, o que é “insuficiente para regar todas as plantações”.

Outra reclamação é a falta de assistência técnica do Ministério de Agricultura e Ambiente (MAA), pois segundo os agricultores as plantações vêm sendo afetadas por pragas, daí que gostavam de ter “mais apoio técnico” e “ passagens frequentes” dos técnicos.

Em relação aos terrenos, o desejo desses agricultores é que o Governo, à semelhança de agricultores de Santo Antão, lhes conferisse a posse útil dos mesmos, que há mais de 40 anos foram propriedade de seus pais ou avós, e assim poderem recorrer a um empréstimo bancário e investir na actividade agrícola.

Fonte: Inforpress


Opnião dos Leitores

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *



Faixa Atual

Título

Artista