Faixa Atual

Título

Artista

São Nicolau: Ano lectivo no município da Ribeira Brava arranca “sem sobressaltos” e com cerca de 1.300 alunos

Escrito por em 19 de Setembro, 2023

O ano lectivo 2023/2024 arrancou hoje no município da Ribeira Brava (São Nicolau) “sem sobressaltos”, segundo os responsáveis dos estabelecimentos de ensino.

Numa ronda, a Inforpress constatou que em algumas escolas no município reinava o normal funcionamento neste primeiro dia de aulas.

Na Escola Secundária Baltazar Lopes da Silva, pertencente ao agrupamento 01, segundo a diretora, Fernanda Gomes, o ano arrancou “sem sobressaltos” e com cerca de 630 alunos, do 7º ao 12º ano, acompanhados por um corpo docente composto por 44 professores.

“Não registámos nada de anormal no arranque do ano lectivo, apenas alguns alunos que deixam para fazer a matrícula em cima do arranque das aulas, o que causa pequenos constrangimentos, mas nada que afecte o arranque na tranquilidade do ano”, reforçou.

Mesmo ao lado na escola de ensino básico obrigatório Luís Gominho, o gestor, Daniel Monteiro, assegurou que o ano arrancou “na normalidade”, com todos os professores nas salas de aula.

O responsável, que também responde pelas escolas ao redor da Ribeira Brava, assegurou que na escola Luís Gominho estão inscritos 85 alunos, na escola da Preguiça, 41, Campinho, 27 alunos, e Caleijão, 15, perfazendo um total de 365 alunos para 24 professores.

Na escola básica de Juncalinho, que também abrange alunos das localidades de Morro Brás, Carriçal e Belém, o ano letivo arrancou “normalmente”, com 73 alunos do 1º ao 6º ano.

Segundo o gestor, João César, o único problema prende-se com a diminuição do número de alunos que se vem verificando ano após ano, sendo que a escola do Carriçal tem inscrito 12 alunos e na escola de Juncalinho 61 alunos

João César garantiu ainda que a nível do transporte escolar e da cantina tudo está a funcionar “perfeitamente”.

No agrupamento 02, da Ribeira Brava, com sede em Fajã, o diretor Januário Gomes garantiu que o ano lectivo arrancou sem “nenhum contratempo” em todas as quatro escolas, Faja, Lombo Pelado, Cachaço e Estância de Brás.

“Todas as condições para um arranque normal do novo ano foram criadas, daí o início das aulas sem sobressaltos”, salientou, acrescentando que no agrupamento estão inscritos 268 alunos, do 1.º ao 8.º ano de escolaridade e 17 professores.

Neste agrupamento, segundo o mesmo, apenas as escolas de Covoada e Queimadas não estão a funcionar por falta de alunos.

No município da Ribeira Brava, de acordo com o Ministério da Educação, estão inscritos 1.388 alunos, sendo 991 no Ensino Básico Obrigatório, 458 no primeiro ciclo e 533 no segundo ciclo, e 327 no ensino secundário.

Fonte: Inforpress


Opnião dos Leitores

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *



Faixa Atual

Título

Artista