Faixa Atual

Título

Artista

São Nicolau: Grupos carnavalescos consideram necessário o aumento do financiamento do Carnaval

Escrito por em 25 de Janeiro, 2024

Os grupos carnavalescos Estrela Azul e Copa Cabana que participam este ano do desfile oficial do Carnaval de São Nicolau consideram necessário o aumento do financiamento, tendo em conta o contexto actual.

O Governo, através do Ministério da Cultura e das Indústrias Criativas, disponibilizou 1.700.000 de escudos para o Carnaval de São Nicolau, devendo os dois grupos oficiais, Estrela Azul e Copa Cabana, receber cerca de 800 mil escudos.

Um valor considerado “bom” pelos presidentes dos dois grupos, que, contudo, afirmam que, perante o contexto actual, com o aumento dos preços, é necessário pensar no aumento do montante, bem como num modelo de financiamento do Carnaval.

Para o presidente do grupo Estrela Azul, Alíbio Brito, o montante recebido “é uma boa ajuda”, mas tendo em conta a realidade vivida e o nível que tem vindo a atingir o Carnaval torna-se cada vez mais necessário o aumento do valor.

“Estamos num contexto em que todos os materiais subiram de preço e hoje, cada vez mais, há menos pessoas dispostas a trabalhar de forma voluntária, pelo que já há alguns anos temos vindo a reivindicar junto do ministério o aumento deste valor”, afirmou, sublinhando, que este ano, por serem apenas dois grupos a desfilar, esperavam que o montante fosse maior.

Por sua vez, o presidente do grupo Copa Cabana, Emanuel Cabral, disse ser necessário “melhorar o sistema de financiamento do Carnaval” e que encontre um modelo que agrega “mais valor, mais consistência e mais sustentabilidade”.

“Sobretudo, para dar resposta às exigências que são cada vez maiores, tendo em conta o aumento da qualidade e as novas formas de trabalho que vão sendo implementados onde hoje muito pouca coisa é feito de forma voluntaria”, acrescentou.

O Governo, através do Ministério da Cultura e das Indústrias Criativas avança que já disponibilizou cerca de 12 milhões de escudos para o Carnaval 2024.

O montante, conforme nota de imprensa, vai ser distribuído aos grupos oficiais do Carnaval de São Vicente – LIGOC-CV (5 milhões de escudos), São Nicolau (1.700.000 escudos) e da Praia (1.400.000 escudos).

Segundo a mesma fonte, da mesma fatia, 3.400.000 escudos vão para as câmaras municipais que entregaram os projetos relativos aos desfiles oficiais.

Fonte: Inforpress


Opnião dos Leitores

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *



Faixa Atual

Título

Artista